ASSINADA NOVA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

Após várias rodadas de negociação, o Sinduscon da Foz do Rio Itajaí assinou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022/2023 com o sindicato laboral de Itajaí (Siticon). A decisão abrange as empresas e trabalhadores na indústria da construção civil dos municípios de Itajaí, Navegantes, Penha e Balneário Piçarras. Os salários dos trabalhadores abrangidos pela categoria receberam reajuste de 12,5% aplicado sobre os salários vigentes em maio desse ano. O valor da cesta básica foi reajustado e passou a R$ 200,00.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil dos Municípios da Foz do Rio Itajaí - SINDUSCON, através de seu Presidente, Bruno de Andrade Pereira, convoca todas as empresas associadas e não associadas, que compõem a categoria econômica do segmento da indústria da construção civil em geral de sua base territorial que compreende os municípios de Itajaí, Navegantes, Penha e Balneário Piçarras, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará no dia 19 de abril de 2022 (terça-feira), às 18h30min em primeira convocação e às 19h em segunda convocação com qualquer número de presentes, a ser realizada na sede do Sinduscon, na rua José Ferreira da Silva, 43, centro, Itajaí/SC, para deliberarem sobre a seguinte:

Ordem do dia:

1. Discussão e delegação de poderes para a Diretoria Negociar e Assinar a Nova Convenção Coletiva para o exercício de 2022/2023;
  2. Análise do Rol de Reivindicações do SITICON;
  3. Formação da Comissão de Negociadores;
  4. Outros assuntos de interesse da categoria.

Crédito: Geralt Pixabay

Com o objetivo de dar mais celeridade e desburocratizar a tramitação de processos de construção, em junho foi publicada a Ins-trução Normativa 01/21, feita em conjunto entre o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH). A nova IN estabelece a emissão de Licença Ambiental Prévia (LAP) com dispensa de Licença Ambiental de Instalação (LAI). A decisão é uma conquista do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí que, em janeiro do ano passado, encaminhou ofício ao INIS solicitando a criação de um grupo de trabalho entre o INIS, o Sinduscon e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano para unificação dos processos de licenciamento de LAP e LAI em regiões urbanas consolidadas sem óbice ambiental. Após estudos ao longo do último ano, chegou-se à elaboração da IN 01/21, publicada em junho e já em vigência.

Crédito:  Sizsus Pixabay

Em junho, o Poder Público de Balneário Piçarras finalizou a primeira etapa da obra de prolongamento da Avenida José Temístocles de Macedo, a Beira-Mar Norte, com a abertura da passagem do trecho de cerca de 1.200 metros entre as ruas 4950 e Canto do Sol. O investimento do município nessa primeira etapa foi de R$ 250 mil. Ainda em junho, os trabalhos seguiram com a macadamização da pista. A previsão de entrega do prolongamento da avenida é de 120 dias.

Crédito: F. Muhammad Pixabay

No primeiro quadrimestre deste ano, o saldo acumulado de empregos na construção civil de Itajaí alcançou a marca de 505 vagas, quando foram contratadas 1.672 pessoas e demitidas 1.167. O resultado é 158% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o setor apresentou saldo acumulado de 195 vagas, derivadas de 1.419 contratações e 1.224 demissões. Os dados são do Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

PUBLICADA IN QUE POSSIBILITA O RETORNO DE

OCUPAÇÃO EM ÁREAS ALAGÁVEIS

Crédito: Gerd Altmann-Pixabay

Em abril, entrou em vigor a Instrução Normativa (IN) Nº 119, referente ao 'Projeto de Contenção de Cheias' em Itajaí. Ela visa limitar novas ocupações em áreas com médio e alto risco de alagamentos na cidade, definindo diretrizes, exigências e documentos relacionados à avaliação dos projetos técnicos de ações compensatórias e mitigatórias nos processos de urbanização. O objetivo é resgatar mecanismos naturais de escoamento, diminuição de vazões e contenção de enchentes no âmbito dos processos de licenciamento ambiental, protegendo a população e o meio ambiente do município. O Sinduscon da Foz do Rio Itajaí colaborou com a elaboração da IN junto ao Inis (Instituto Itajaí Sustentável), formando um Grupo Técnico que analisou todos os pontos que integram a norma e encaminhou sugestões ao órgão.

Crédito: Gerd Altmann-Pixabay

EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES ASSINAM CONVENÇÃO COLETIVA

Após várias rodadas de negociação, o Sinduscon da Foz do Rio Itajaí assinou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2021/2022 com o sindicato laboral de Itajaí (Siticon). A decisão abrange as empresas e trabalhadores na indústria da construção civil dos municípios de Itajaí, Navegantes, Penha e Balneário Piçarras. Os salários dos trabalhadores abrangidos pela categoria receberam reajuste de 4% aplicado sobre os salários vigentes em maio desse ano. O valor da cesta básica foi reajustado e passou a R$ 150,00.

BIÊNIO 2021-2023

SINDUSCON DA FOZ DO RIO ITAJAÍ ELEGE NOVA DIRETORIA

Em abril, o Sinduscon da Foz do Rio Itajaí elegeu sua nova Diretoria para o biênio 2021-2023. O engenheiro civil, Bruno Pereira, foi reeleito e permanece no cargo de presidente da entidade representando os empresários do setor da construção civil por mais dois anos. Atualmente, cerca de 70 empresas ligadas ao setor da construção civil integram o quadro associativo da instituição, que tem base territorial nas cidades de Itajaí, Navegantes, Penha e Balneário Piçarras.