ASSINADA NOVA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

Após várias rodadas de negociação, o Sinduscon da Foz do Rio Itajaí assinou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022/2023 com o sindicato laboral de Itajaí (Siticon). A decisão abrange as empresas e trabalhadores na indústria da construção civil dos municípios de Itajaí, Navegantes, Penha e Balneário Piçarras. Os salários dos trabalhadores abrangidos pela categoria receberam reajuste de 12,5% aplicado sobre os salários vigentes em maio desse ano. O valor da cesta básica foi reajustado e passou a R$ 200,00.

Os pisos salariais ficam da seguinte forma: Profissional R$ 2.164,50; Meio oficiais e vigias R$ 1.638,00; e Serventes e demais trabalhadores R$ 1.497,37. O trabalhador administrativo contratado na condição de auxiliar de escritório, faxineiro e outra função sem cargo de responsabilidade sobre setores, fica enquadrado no item “Servente e demais trabalhadores”. É importante frisar que os pisos estabelecidos nesta convenção representam o menor salário aos trabalhadores que exerçam carga horária de 44 horas semanais, podendo ser pagos de forma proporcional se a carga horária for inferior. O acordo foi firmado traz, em primeira cláusula, o período de vigência do CCT, de 1º de maio de 2022 a 30 de abril de 2023.